VIVA

É um blog de conteúdo irônico-sarcástico-azedinho, porém, não menos engraçado.

Marcadores

Link us!





Add to Technorati Favorites

Pingar o BlogBlogs Divulgue o seu blog!

Seguidores

Bom de ler






Bom, como todo leucemiCUzinho(a) que se preza, minha imunidade fica uma titica de galinha. Mas, leucemiCUzinho(a), também é gente, gosta de sair, ir na casa do amigo, namorado e blábláblá. Então pensei em postar algumas coisas úteis que podem ajudar nas andanças por aí. Em primeiro lugar, bem no topo da minha lista de utilidades leucêmicas está o gelzinho anti-séptico. Encontrado em qualquer boa farmácia e em várias fragrâncias. Tá, tá bom, cheiro não é legal, pode enjoar e tals, mas você vai encontra-lo na versão sem perfume também. Tem várias marcas, mas eu uso Doctor Clean. Quer comer e não tem onde lavar as mãos? Gelzinho. Pegou dinheiro e tem mania de roer unhas? Gelzinho. Tá no churrasco e quer tirar um patacão de carne do dente? Gelzinho. Hauhauhauhau

Em segundo lugar na minha listinha de itens de sobrevivência na rua, está o pro assento. Este consiste em um revestimento plástico, descartável para assentos de vasos sanitários. Não aconselho o uso em banheiros públicos, mas pra usar na casa de um amigo ou namorado (a) é bem bacana. A caixinha vem com 6 unidades, é um pouco carinho mas vale o conforto de poder fazer pipi ou o nº 2 sentadinho.

Em terceiro lugar na minha listinha e não menos importante está a máscara, não que eu seja uma usuária disciplinada. Mas é importante usar, a não ser que queira sair por ai incubando virus e bactérias estranhas. No quarto ficou o filtro solar, uso fator 20 já que minha pele é provida de muita melanina, veja qual o seu tipo de pele e o fator de proteção que mais se adequa as suas necessidades.

Por enquanto é isso, se eu lembrar de outros itens do meu kit de sobrevivência além casa/hospital postarei para todos.
Quem tiver alguma outra idéia é sempre bem vinda.

Bom Carnaval a todos.

Elas são um risco não só para os pacientes debilitados pelo vírus do HIV como também pelos pacientes com câncer. Pela baixa resistência imunológica e tratamento extremamente agressivo, o paciente com câncer pode passar por situações nada agradáveis devido às sucessivas doses de quimioterapia. Um dos principais cuidados a ser ter consigo mesmo (o paciente) e com os outros é a questão da higiene. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente deve tomar os seguintes cuidados:
- O ambiente doméstico deve ser bem limpo e arejado, banhos diários e escovação dos dentes sempre após às refeições;
- Os alimentos devem ser ingeridos preferencialmente cozidos, até mesmo frutas. Do contrário, exige-se uma ótima higiene na preparação do alimento;
- Evitar contato com pessoas doentes ou até mesmo gripadas, pois nesse caso, até mesmo uma simples gripe pode derrubar o paciente. Evitar aglomerações.

E. coli - we love it! (Logo você saberá por quê.)

São três princípios básicos para que o tratamento dê certo (e claro, ponha também um pouco de fé, esperança, otimismo, boa reação aos quimioterápicos, poucas reações colaterais,etc...).

Os problemas mais comuns que ocorrem durante a QT são:
- Mucosite oral,
- Diarréia,
- Pneumonia,
- Conjutivite,
- Faringite,
- Bronquite,
- Meningite, e etc.
Quando o médico disser: FAÇA O BOCHECO COM A NISTATINA!!! É pra você fazer MESMO!
Imagem: Scielo. RT = radioterapia.

Como podem notar, todo cuidado é necessário. Não é paranóia, mas é o fato de que A QUALQUER INSTANTE O PACIENTE PODE SER INFECTADO. E isso não é nada bom, porque atrasa o tratamento, o paciente fica mais dias no hospital, mais antibióticos, e por aí vai.

Para as mães fica muito difícil de controlarem seus filhos, já que apesar do câncer, são crianças como quaisquer outras e elas querem brincar, pular, pegar o brinquedo do chão e de repente tirar um fiapo de alguma coisa no dente... E opa! Eis uma porta aberta para um agente patógeno. Eis a importância de uma higiene quase impecável, pelo menos nessa época tão obscura em que o organismo carece de defesa. Mas como tudo na vida, é uma fase e sempre passa.

Pois bem, o paciente não está proibido de sair, de visitar algum parente, amigo... Mas todo cuidado é pouco. Quando tive aula de Microbiologia, apanhamos amostras de diversos lugares da faculdade para depois checarmos na placa de Petri. Um bocado de gente coletou amostra de celulares, e vimos pelo menos 3 tipos diferentes de bactérias! Quando vimos amostras do banheiro foi um horror então...
É com esse pensamento que deve-se ter a saúde acima de qualquer coisa. Sendo o foco a cura, o máximo de cuidado deve ser possível. Nada de comer salgado da rua, comer na rua... A princípio até parece ser difícil, mas quando pensar em comer qualquer coisa fora de casa, pense nos zilhões de bactérias que podem invadir seu corpo e desencadear uma batalha horrenda!

Não dê mole para as doenças oportunistas. Como imunodeprimido, o cuidado deve ser maior e o amor também. É o momento em que mais se isola na quimio, até mesmo pelas reações colaterais, sejam elas como dores de cabeça, nas pernas, enjôos e vômitos e até mesmo sono demasiado. Portanto, quem quer que esteja a te ajudar neste momento, deve ter consciência desse "pequeno" isolamento e evitar prejudicar o paciente, mesmo involutariamente.

Penso que este post é só um início em relação aos cuidados que devem ser tomados, mas é o básico do básico do básico. Espero ter ajudado. Uma boa semana.

Sei que a propaganda é bem extensiva e importante, mas venho aqui pedí-los que PELO AMOR DE DEUS, ALLAH, BUDA, JEOVÁ, MAOMÉ, SPAGHETTI VOADOR, que doem sangue no Hemorio. Como todos bem sabem, está chegando o carnaval, e com ele os acidentes. E não há somente os acidentes e sim a manutenção do tratamento de pacientes anêmicos, falcêmicos, leucêmicos (por exemplo: há pessoas que recebem transfusão de sangue uma única vez durante todo o tratamento assim como há várias que precisam de 5 bolsas de sangue em um dia ou até mais) e por aí vai. Por ser um centro de terapia de qualidade e público do estado do Rio de Janeiro, peço encarecidamente aos habitantes que doem sangue.

Algumas informações:

Como doar

Há 03 principais tipos de doação : de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.



• COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.

2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.

3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.

4- Lanche: Aapós a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
- Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br - prevenção) , tais como:
- Permanência em prisões;
- Usuários de drogas injetáveis;
- Profissionais do sexo;
- Homens que fizeram sexo com outro(s) homem(ns).

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C;
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez;
- Puerpério: impedimento de 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana;
- Uso de alguns medicamentos;
- Anemia;
- Cirurgias e prazos de impedimento:
  • - Extração dentária: 72 horas.
  • - Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses.
  • - Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses.
  • - Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação.
  • - Tatuagem: 01 ano sem doar.
  • - Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • - Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
  • - Ter tido parceiro sexual exposto a situação de risco para AIDS: inapto enquanto mantiver relações sexuais com este parceiro
- Amamentação

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM DEFINITIVAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Hepatite B - soropositvo para o vírus da hepatite B (HbsAg e/ou anti-HBc)
- Hepatite C - soropositivo para o anti-HCV
- HIV- soropositivo para o anti-HIV
- Doença de Chagas
- Sífilis - soropositivo para marcadores da sífilis
- HTLV - soropositivo para HTLV I/II
- Alcoolismo crônico

Saiba mais sobre os critérios de doação pelo disque sangue ou na home page:
http://www.anvisa.gov.br/sangue/legis/resolucoes.htm - Resolução RDC 153 de 14/06/2004
O HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br ou Tel: (21) 2299-9434

DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE DOE
SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE SANGUE
*ficou parecendo até um mantra hahaha*

________________________________________________________________
Olha o vídeo que os jogadores do Botafogo fizeram!


"O zagueiro e capitão do Botafogo, Juninho, gravou um vídeo de apoio a campanha de doação de sangue do Hemorio. Ele convida os torcedores alvinegros para doar. Torcedores do clube uniram-se através da comunidade no orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=79370841 - para mobilizar uma campanha de doação de sangue entre alvinegros, denominada Botafogo - Estrela Solidária, onde esperam reunir uma boa quantidade de doadores vestindo o uniforme ou alguma blusa do Botafogo no dia 27 de janeiro de 2009, às 11h, no HEMORIO, Rua Frei Caneca 8, no Centro."
Daqui ó.

Por isso eu amo o Botafogo. :D

Estava a ler o Bhagavad Gita (Bagavadguitá, também conhecido pela grafia Bhagavad Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, transl. Bhagavad Gītā, "Canção de Deus") é um texto religioso hindu. Faz parte do épico Mahabárata, embora seja de composição mais recente que o todo deste livro. Na versão que o inclui, o Mahabárata é datado no Século IV a.C.. - fonte: Wikipedia) e ao ler uma parte dele, fiquei emocionada por que foi justamente o tipo de pensamento que eu tive enquanto estava em tratamento:

37. Ó bravo filho de Kunti, ou você morre na luta e vai viver outra vida nos mundos celestiais ou, se vencer, você vive para gozar nesta Terra. Por isso, lute com fé.

38. Lute apenas por lutar sem pensar em perda ou ganho, em alegria ou tristeza, em vitória ou em derrota, pois, agindo desse modo, você nunca pecará.

39. Até aqui Eu lhe falei do conhecimento obtido pelo estudo analítico da filosofia Sankhya. Ouça agora o que direi ó descendente de Bhárata, sobre o trabalho que é feito sem apego a resultados, que livra do cativeiro do trabalho mercenário.

40. Nesta via não há perda e nenhum esforço é em vão, e um pequeno avanço nela liberta do grande medo.


Eu recomendo a leitura completa, mas para refletir, foi nessa parte que tenho certeza que me entreguei ao desapego. Sim, queria muito viver, mas ao mesmo tempo que a vida me era possível, a morte também era. É um momento difícil e muito doloroso: a partir do momento que me tornei racional tanto da cura em vida como da cura com a morte foi um choque. Não digo por mim, mas instantaneamente pensei nos meus pais e como eles ficariam caso eu não respondesse bem ao tratamento e viesse a falecer. Confesso que só de repetir isso, lágrimas me vem ao olhos, pois meus pais são pessoas simples, que sempre batalharam da maneira que puderam para nos criar (a mim e meu irmão). Posso ser meio durona com eles, mas acho que não haveria dor maior do que ver ou sentir meus pais sofrendo por me perder. Isso não é egoísmo e sei de alguma forma que esse sentimento de perda, para eles, seria algo tenebroso e horrível. Houve um momento em que me cansei de tanta quimio e disse que queria parar. Mas era impossível. Todo o esforço que minha mãe fez para ficar comigo no hospital, para me incentivar, para passar por cima de algumas manias dela e me fazer sentir mais amada tiveram valor. E muito. O que talvez me deixe frustrada hoje em dia é não poder ajudá-los como eu tanto sonho em ajudar, mas sei que um dia eu terei a oportunidade de retribuí-los à altura...

E a palavra do dia é: GRATIDÃO. Sou muito grata pelo o que meus pais fizeram e ainda fazem, mesmo com nossas briguinhas casuais. Mas é algo que não se explica, apenas se sente. E o desapego... Esse só faz aumentar com o tempo. E faz muito bem.
Até.

Nós apoiamos

  • Obviamente, este espaço é reservado aos homens que são casados. Aos que pensam em se casar, por favor, não leiam. Aqui trarei perspectivas e observações ...
    Há 7 anos

Também lemos

Pérolas do VIVA LLA's VEGAS

Com tanta merda que já ocorreu e como nós somos seres providos de humor negro, a seguir vai a lista de algumas pérolas dessas "LLAzices":

* Há coisas que só a Leucemia te proporciona. (óbvia essa)

* Viva LLA's Vegas! (LLA... Alô?)

* Labirinto da Dauno. (Daunorrubicina - Antibiótico muito tóxico de antraciclina aminoglicosídeo... Dããã);

* Você não chamou o Raul, o Raul que te chamou.(Fenômeno do vômito a jato);

* Vem cretina! (Vincristina - C46H56N4O10 - dããã²) ;

* Paraquentamal (Paracetamol);

* Dexter mete na zona (Dexametazona);

* Prendi, Prendinazona (Dexter não quis pagar);

* ATRAzildo, ATRAsado, ATRAvessado, ATRAcado, ATRApelado (eu inventei! *.* mwahaha)

* Metrô Texano (Metrotexato)...


And more to come. =)

Posts Recentes

Comentários recentes

Contador de visitas