VIVA

É um blog de conteúdo irônico-sarcástico-azedinho, porém, não menos engraçado.

Marcadores

Link us!





Add to Technorati Favorites

Pingar o BlogBlogs Divulgue o seu blog!

Seguidores

Bom de ler






Elas são um risco não só para os pacientes debilitados pelo vírus do HIV como também pelos pacientes com câncer. Pela baixa resistência imunológica e tratamento extremamente agressivo, o paciente com câncer pode passar por situações nada agradáveis devido às sucessivas doses de quimioterapia. Um dos principais cuidados a ser ter consigo mesmo (o paciente) e com os outros é a questão da higiene. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente deve tomar os seguintes cuidados:
- O ambiente doméstico deve ser bem limpo e arejado, banhos diários e escovação dos dentes sempre após às refeições;
- Os alimentos devem ser ingeridos preferencialmente cozidos, até mesmo frutas. Do contrário, exige-se uma ótima higiene na preparação do alimento;
- Evitar contato com pessoas doentes ou até mesmo gripadas, pois nesse caso, até mesmo uma simples gripe pode derrubar o paciente. Evitar aglomerações.

E. coli - we love it! (Logo você saberá por quê.)

São três princípios básicos para que o tratamento dê certo (e claro, ponha também um pouco de fé, esperança, otimismo, boa reação aos quimioterápicos, poucas reações colaterais,etc...).

Os problemas mais comuns que ocorrem durante a QT são:
- Mucosite oral,
- Diarréia,
- Pneumonia,
- Conjutivite,
- Faringite,
- Bronquite,
- Meningite, e etc.
Quando o médico disser: FAÇA O BOCHECO COM A NISTATINA!!! É pra você fazer MESMO!
Imagem: Scielo. RT = radioterapia.

Como podem notar, todo cuidado é necessário. Não é paranóia, mas é o fato de que A QUALQUER INSTANTE O PACIENTE PODE SER INFECTADO. E isso não é nada bom, porque atrasa o tratamento, o paciente fica mais dias no hospital, mais antibióticos, e por aí vai.

Para as mães fica muito difícil de controlarem seus filhos, já que apesar do câncer, são crianças como quaisquer outras e elas querem brincar, pular, pegar o brinquedo do chão e de repente tirar um fiapo de alguma coisa no dente... E opa! Eis uma porta aberta para um agente patógeno. Eis a importância de uma higiene quase impecável, pelo menos nessa época tão obscura em que o organismo carece de defesa. Mas como tudo na vida, é uma fase e sempre passa.

Pois bem, o paciente não está proibido de sair, de visitar algum parente, amigo... Mas todo cuidado é pouco. Quando tive aula de Microbiologia, apanhamos amostras de diversos lugares da faculdade para depois checarmos na placa de Petri. Um bocado de gente coletou amostra de celulares, e vimos pelo menos 3 tipos diferentes de bactérias! Quando vimos amostras do banheiro foi um horror então...
É com esse pensamento que deve-se ter a saúde acima de qualquer coisa. Sendo o foco a cura, o máximo de cuidado deve ser possível. Nada de comer salgado da rua, comer na rua... A princípio até parece ser difícil, mas quando pensar em comer qualquer coisa fora de casa, pense nos zilhões de bactérias que podem invadir seu corpo e desencadear uma batalha horrenda!

Não dê mole para as doenças oportunistas. Como imunodeprimido, o cuidado deve ser maior e o amor também. É o momento em que mais se isola na quimio, até mesmo pelas reações colaterais, sejam elas como dores de cabeça, nas pernas, enjôos e vômitos e até mesmo sono demasiado. Portanto, quem quer que esteja a te ajudar neste momento, deve ter consciência desse "pequeno" isolamento e evitar prejudicar o paciente, mesmo involutariamente.

Penso que este post é só um início em relação aos cuidados que devem ser tomados, mas é o básico do básico do básico. Espero ter ajudado. Uma boa semana.

2 comentários

  1. Anônimo  

    vcs nao tem vergonha de posta uma coisa orivel como essa seus nogentos

  2. Anônimo  

    VC FALO NADA COM NADA, DICA: PESQUISA MELHOR ANTES DE PUBLICAR ISSO

Postar um comentário

Nós apoiamos

  • Obviamente, este espaço é reservado aos homens que são casados. Aos que pensam em se casar, por favor, não leiam. Aqui trarei perspectivas e observações ...
    Há 14 anos

Também lemos

Pérolas do VIVA LLA's VEGAS

Com tanta merda que já ocorreu e como nós somos seres providos de humor negro, a seguir vai a lista de algumas pérolas dessas "LLAzices":

* Há coisas que só a Leucemia te proporciona. (óbvia essa)

* Viva LLA's Vegas! (LLA... Alô?)

* Labirinto da Dauno. (Daunorrubicina - Antibiótico muito tóxico de antraciclina aminoglicosídeo... Dããã);

* Você não chamou o Raul, o Raul que te chamou.(Fenômeno do vômito a jato);

* Vem cretina! (Vincristina - C46H56N4O10 - dããã²) ;

* Paraquentamal (Paracetamol);

* Dexter mete na zona (Dexametazona);

* Prendi, Prendinazona (Dexter não quis pagar);

* ATRAzildo, ATRAsado, ATRAvessado, ATRAcado, ATRApelado (eu inventei! *.* mwahaha)

* Metrô Texano (Metrotexato)...


And more to come. =)

Posts Recentes

Comentários recentes

Contador de visitas