VIVA

É um blog de conteúdo irônico-sarcástico-azedinho, porém, não menos engraçado.

Marcadores

Link us!





Add to Technorati Favorites

Pingar o BlogBlogs Divulgue o seu blog!

Seguidores

Bom de ler







Acho que aqui só faltava um texto sobre o que é LLA. Vamos a ele:

Primeiro, o que é Leucemia? É uma neoplasia (Neoplasia [neo= novo + plasia = tecido] é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células - Wikipedia) maligna dos leucócitos, câncer. Os glóbulos brancos imaturos - que não têm função alguma - "entopem" a medula óssea e sendo assim, a produção de eritrócitos e trombócitos é severamente diminuída.

Agora, o que é LLA? LLA é a abreviação de Leucemia Linfoblástica Aguda, e se bem me lembro, ela é diferente porque os leucócitos específicos tipo B ou T não conseguem se diferenciar a caminho do sistema linfático. Temos grandes centros de produção e defesa: a medula óssea e sistema linfático, respectivamente. Nos nodos linfáticos são produzidos leucócitos para imunidade do organismo - são facilmente indentificáveis ao toque: temos abaixo da mandíbula, nas axilas, no esterno (o timo) e nas virilhas. Quando há um processo inflamatório, no dente por exemplo, a primeira observação a ser feita é o inchaço do nodo linfático abaixo da mandíbula.
A diferenciação entre aguda e crônica é simples: a aguda tem por característica ser rapidamente progressiva e exige tratamento urgente; e a crônica é geralmente mais lenta, tanto é que os portadores por um tempo são assintomáticos.

Quais são os sintomas? São bem variados. Mas como se pode imaginar, a baixa produção de eritrócitos vai gerar anemia, podendo ser de leve a grave. Cansaço, fadiga, muita sonolência e fraqueza decorrentes da anemia. A queda de trombócitos (plaquetas) pode ocasionar sangramentos de grau leve-moderado-grave. E há também o inchaço dos linfonodos (linfonodomegalias), hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço ou um de cada - esplenomegalia e/ou hepatomegalia), dores ósseas e nas juntas (infiltração dos blastos - linfócitos imaturos) e febre persistente (podendo ser baixa - 37,8º ).

Assim que esses sintomas aparecem, deve-se procurar COM URGÊNCIA UM HOSPITAL! O diagnóstico é realizado com o exame físico (verificação de inchaço do baço e/ou fígado, e linfonodos) e exames laboratoriais: 

Hemograma completo - A maioria dos pacientes com LLA apresentam linfoblastos no sangue periférico (eu não tinha muitos). Há casos de hiperleucitose (aumento dos leucócitos) e o mais comum de leucopenia (baixa de leucócitos).
Punção da medula óssea / Mielograma- Retira-se um pouco da medula para estudos. A punção é realizada comumente no osso ilíaco - osso da bacia- em uma de suas cristas. Também pode ser feita no esterno.
Imunofenotipagem - Para diferenciar se o linfoblasto tem origem células B ou célula T.
Citogenética - Para detectar alterações cromossômicas.
Amostra da medula óssea (grande magnificação) de um paciente com leucemia linfóide aguda

O tratamento consiste em uma associação de quimioterápicos e radioterapia (tanto como para profilaxia ou tratamento de infiltração de linfoblastos no Sistema Nervoso Central). As fases do tratamento são: indução da remissão, fase de consolidação e fase de manutenção. As reações são adversas, a haver queda de cabelo, perda de apetite e de peso, enjôos e dentre outras.

Qualquer dúvida... É só perguntar. =)

*Edit: Esqueci também de dizer que a origem da doença ainda é desconhecida, mas vem sido amplamente aceita como de origem genética + fatores ambientais. Se há histórico de câncer na família, não brinque com a saúde e se alimente direito, faça exercícios e procure sempre pelo equilíbrio emocional/físico. :)

3 comentários

  1. Igor .  

    Puxa, finalmente alguém explicou de forma clara o que significa hahahahahahaha Os médicos mesmos não sabem hahaha

    Aguardo mais textos...

  2. ...  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Anônimo  

    Adorei sua explicação :)
    Ajudou muito !

Postar um comentário

Nós apoiamos

  • Obviamente, este espaço é reservado aos homens que são casados. Aos que pensam em se casar, por favor, não leiam. Aqui trarei perspectivas e observações ...
    Há 14 anos

Também lemos

Pérolas do VIVA LLA's VEGAS

Com tanta merda que já ocorreu e como nós somos seres providos de humor negro, a seguir vai a lista de algumas pérolas dessas "LLAzices":

* Há coisas que só a Leucemia te proporciona. (óbvia essa)

* Viva LLA's Vegas! (LLA... Alô?)

* Labirinto da Dauno. (Daunorrubicina - Antibiótico muito tóxico de antraciclina aminoglicosídeo... Dããã);

* Você não chamou o Raul, o Raul que te chamou.(Fenômeno do vômito a jato);

* Vem cretina! (Vincristina - C46H56N4O10 - dããã²) ;

* Paraquentamal (Paracetamol);

* Dexter mete na zona (Dexametazona);

* Prendi, Prendinazona (Dexter não quis pagar);

* ATRAzildo, ATRAsado, ATRAvessado, ATRAcado, ATRApelado (eu inventei! *.* mwahaha)

* Metrô Texano (Metrotexato)...


And more to come. =)

Posts Recentes

Comentários recentes

Contador de visitas